quarta-feira, 28 de abril de 2010

A saúde da alma

Fui ao médico dia desses. Pedi um check-up geral. Eletro, rins, tireóide, gorduras... Fígado e pulmões também, é claro.

A meu pedido, fui encaminhado a um psiquiatra.
Quero discutir minha vida com alguém.

Mas o mais interessante foi fazer o raio-X. Olhar o que há por dentro de mim. No meio de órgãos, vasos, veias, sangue há um ser vivo movido por todo aquele trabalho perfeito, que nunca pára.

Se no passado as pessoas acreditavam que a fotografia roubava a alma das pessoas, o que dizer do raio-X? Ele mostra o que há no interior do ser humano, mas não passa de um contraste escuro entre ossos e massa corporal. Uma pena.

Ele jamais me ajudaria a ver o que gostaria, a entender o que não compreendo.

A ciência não conseguirá produzir o raio-X da alma, que decifre o que nem nós mesmos entendemos. Que cure a chaga do medo, que receite analgésico para a dor do amor.

Vejo que meu psiquiatra precisará muita paciência.
Ou ele que invente o tal raio-X da alma.

Um comentário: