Comecei bem a semana. Fiquei sabendo por amigos que meu nome estava na ZH dominical...Sou um dos 10 finalistas do concurso 'Primeira Pauta'. Próxima 'peneira' será através de uma reportagem acompanhando um grupo de torcedores brasileiros durante um dos jogos da seleção na primeira fase da Copa. Ficar entre os 10 já valeu a inscrição, mas bora lá...
Abaixo, o texto que enviei para concorrer e depois a matéria da ZH de 13/06/2010:
O que você espera de um jornal?
Num tempo em que somos bombardeados por informações de todos os lados e por todos os meios, espero que um jornal tenha a capacidade de me surpreender e me levar à reflexão. Por surpresa não me refiro à possibilidade de dar 'furos' todos os dias, mas sim, trazer um novo ângulo sobre uma notícia; aprofundar um fato; explorar o ponto de vista inusitado sobre o acontecimento. O caso do mendigo prateado foi exemplar: o jornalista José Luis Costa obteve a façanha de trazer todas as informações e ao mesmo tempo aprofundar a notícia como nenhum outro veículo fez. A reportagem me informou, mas também me provocou revolta e indignação sobre o fato. É isso que espero de um jornal; que as informações não sejam simplesmente repassadas, mas carreguem o sentimento de quem a presenciou e, assim, aproximem leitor do fato, inspirando indignação ou regozijo. A notícia e o tratamento que um jornal lhe dá precisam ir além do 'fazer saber'. Deve necessariamente instigar a reflexão sobre o mundo em que vivemos.
Esse jornal não pode deixar dúvidas sobre seu posicionamento na sociedade, encampando lutas e campanhas, criticando os excessos dos homens públicos, sempre proporcionando isonomia na abordagem de temas polêmicos.
Espero que um jornal me informe, mas também me forme: desejo ser um cidadão com caráter, uma pessoa com opinião e posicionamento definido, capaz de debater e defender pontos de vista. Assim, espero que esse jornal me dê subsídios para sustentar meus argumentos e ser uma pessoa convicta de meus conceitos.
ZH - 13/06/2010
Primeira Pauta divulga nomes dos 10 finalistas
Projeto promovido por ZH vai escolher estudante de Jornalismo para acompanhar reportagemDez futuros jornalistas do Estado estão mais próximos de realizar o sonho de todo aspirante a repórter: participar de uma grande reportagem. Em sua segunda edição, o concurso cultural Primeira Pauta selecionará um estudante de Jornalismo que participará de todas as etapas de uma reportagem: da discussão do tema à publicação. Os finalistas já foram escolhidos.
Nesta etapa do concurso, os 10 selecionados deverão escrever um texto com o seguinte tema: “Acompanhe um dos três jogos da Seleção Brasileira na primeira fase da Copa do Mundo junto a uma torcida – pode ser com a família, amigos, num bar, num local público – e descreva essa experiência. Imagine que esse texto seria publicado junto à cobertura de Zero Hora no dia seguinte ao jogo”. Para complementar, o estudante também pode enviar fotos e vídeos. O resultado será divulgado na edição de Zero Hora do dia 8 de agosto e no site www.zerohora.com
Assim como ocorreu com a estudante Mariana Müller, 21 anos, vencedora do ano passado, o selecionado terá a oportunidade de conhecer todas as etapas de elaboração de uma reportagem: da definição da pauta, quando as ideias são confrontadas, ao trabalho de campo, que é a parte que envolve a aventura e a emoção de conhecer lugares e pessoas, à escolha das fotografias, a redação e edição dos textos para o jornal impresso e online.
Além da observação da equipe em campo, o universitário relatará suas experiências em forma de diário, publicado com a reportagem de ZH.
Os selecionados
Confira o nome dos 10 selecionados na primeira etapa:
- 1 - Álvaro Andrade
(Porto Alegre)
- 2 - Andressa Fordie Pazzini
(São Leopoldo)
- 3 - Caroline Polonio Torterola
(Porto Alegre)
- 4 - Emilia de Moura
(Passo Fundo)
- 5 - Gabriela Simoni da Silva
(Sapiranga)
- 6 - Gislaine A.M. Monteiro
(Novo Hamburgo)
- 7 - Marilei Pessatti
(Soledade)
- 8 - Mateus Andrighetto Tamiozzo
(Ijuí)
- 9 - Pricilla Farina Soares
(São Lourenço do Sul)
- 10 - Thiago Tieze
(Porto Alegre)
A PARTIR DE AGORA NOVA ETAPA
- Os 10 selecionados terão de escrever um novo texto, com o seguinte tema: “Acompanhe um dos três jogos da Seleção Brasileira na primeira fase da Copa do Mundo junto a uma torcida – pode ser com a família, amigos, num bar, num local público – e descreva essa experiência. Imagine que esse texto seria publicado junto à cobertura de Zero Hora no dia seguinte ao jogo”. Além do texto, de 1,8 mil caracteres, você pode enviar fotos e vídeos para complementá-lo.
COMO ENVIAR
- Seu texto deverá ser enviado até as 23h59min do dia 30 de junho, por e-mail, para geral@zerohora.com.br, com o título “Primeira Pauta 2010”. Os textos deverão ter no máximo 1,8 mil caracteres.
JULGAMENTO
- Os critérios para a escolha serão criatividade, originalidade, adequação ao tema proposto, objetividade, qualidade jornalística do texto e desenvolvimento lógico.
ÚLTIMA FASE
- Entre os 10 textos, cinco serão escolhidos para a última etapa do concurso cultural. Os nomes dos classificados serão divulgados na edição de Zero Hora do dia 18 de julho. Os estudantes selecionados ainda participarão de uma prova de texto e de uma entrevista com repórteres e editores na Redação do jornal.
RESULTADO
- O resultado final será conhecido em 8 de agosto
Nem sei o que dizer. EStou sinceramente muito feliz por ti. Pela classificação, claro... Mas muito mais por saber que o texto que escreveste traduz exatamente teu pensamento sobre o papel da comunicação. Ou seja, foste classificado usando da mais pura sinceridade e emoção. Parabéns...
ResponderExcluirAfudÊÊ!
ResponderExcluirTommy Wine Beer.
Parabéns Alvaro! Vi teu post no face e fiquei bastante curiosa p/ ler teu texto de candidatura! Se tu estiver interessado em um suporte fático diferente eu me disponho a filmar os jogos do Brasil (em especial o jogo Brasil x Portugal) p ti e depois tu anota tuas impressões sobre o vídeo. Posso dizer que aqui a saudades de casa se confunde com patriotismo e o "orgulho de ser brasileiro" supera quaisquer dos problemas enfrentados pelo nosso rico país. Não tenho a perspicácia de um jornalista, mas acho que dá uma boa matéria! Qualquer coisa me manda um msg no face.
ResponderExcluirSorte, Aline Mapelli
É isso ai Alváro!
ResponderExcluirVindo de ti,isso não me causa espanto e ainda mais conhecendo a veia intelectual responsável pela geração deste atento e sensivel guri.vejo que a minha amiga/irmã Denise fez um ótimo trabalho,pois afinal sabemos que educa-se pelo exemplo.Parabens!!!!